Tudo sobre os Cursos de Verão 2012

Em alguns dias, teremos férias de 3 meses de duração. Tempo suficiente para viajar, praticar esportes e ganhar alguns créditos. Com 6 semanas de duração, é possível cursar uma matéria, talvez diariamente, e economizar o semestre dela com o período 2012/0, mais conhecido como Verão.

Quando?

A matrícula poderá ser feita através do MatriculaWeb, a partir do dia 19 de dezembro de 2011, à meia-noite, até dia 29, às 18h. O resultado deve ser liberado até dia 5 de janeiro de 2012. E, segundo o calendário oficial, o curso começará no dia 9 de janeiro de 2012 e terminará no dia 17 de fevereiro, com aulas geralmente diárias. É possível realizar trancamento parcial e geral, sendo o primeiro até dia 3 de fevereiro de 2012 e o segundo até o dia 17.

Quantos créditos?

Nesse período especial de verão, serão permitidos até o máximo de créditos do seu curso em semestres regulares. Para efeitos de cálculo, 4 créditos equivalem a 2 horas diárias de aula durante as 6 semanas. Além disso, as menções obtidas são contabilizadas no IRA e uma eventual reprovação também é considerada normalmente, assim como as faltas, ou seja, não se pode exceder 25% de aulas perdidas.

Quais matérias?

Alguns departamentos irão ofertar matérias para o período especial, que poderão ser conferidas pelo MatriculaWeb, mas seguem-se as confirmadas de cada um:

  • MAT: Equações Diferenciais Ordinárias, Matemática 1
  • ECO: Introdução à Economia, Formação Econômica do Brasil, Contabilidade Nacional, História Econômica Geral, Macroeconomia 2
  • CIC: Programação Orientada a Objetos
  • EST: Bioestatística
  • FE: Didática, Práticas Mediáticas, Educação de Adultos, Aprendizagem e Desenvolvimento, Orientação Educacional, Políticas Públicas de Educação, Organização da Educação Brasileira
  • IQ: Química Quântica, Química Geral, Química Geral e Orgânica Teórica
  • ENE: Tópicos em Engenharia – Filtros elétricos, Tópicos em controle e automação
  • TEL: Tópicos Especiais em Literatura Brasileira, Literatura Norte-americana I
  • LIP: LIBRAS – Básico, LIBRAS – Intermediário, Introdução à Semântica, Latim 1, Introdução à Linguística, Redação Oficial
  • IREL: Introdução ao Estudo das Relações Internacionais
  • ADM: Metodologia Científica Aplicada, Finanças 1, Administração de Marketing, Fundamentos da Administração Pública, Gestão da Inovação, Análise de Decisões 1, Cálculo Financeiro
  • FD: Estágio 5, Responsabilidade Civil, Direito Processual Civil 3
  • ENC: Projeto Final 1
  • IG: Introdução a Geologia do Petróleo
  • FIL: Introdução a Filosofia
  • IB: Técnicas em Biologia Estrutural, Tópicos Especiais em Ensino de Ciências, Tópicos Especiais em Biologia, Entomologia, Práticas de Embriologia, Introdução à Herança Epigenética, Biologia Estrutural dos Sistemas
  • PST: Psicologia Social
  • PCL: Tópicos Especiais em Psicoterapia, Intervenção em crise
  • PPB: Introdução à Psicologia, Psicologia e Enfermagem
  • FAC: Fotojornalismo, Oficina de Texto 1, Políticas da Comunicação, Tópicos Especiais em Comunicação, Introdução à Comunicação
  • FCI: História do Livro e das Bibliotecas, Documentação, Monografia, Seminário em Biblioteconomia: Periódicos Científicos Brasileiros, Seminário em Biblioteconomia: Gestão de projetos em CI
  • CCA: Ética Profissional em Ciências Contábeis, Metodologia da Pesquisa em Ciências Contábeis

Sabe de mais algumas? Por favor, deixe nos comentários!

Obrigado pela colaboração, @CynthiaFunchal, @simone, @fava@luisa, @marcosmousinho e @jonathascamacho!

ATUALIZAÇÃO #1: Segundo o coordenador do CIC, as menções obtidas no período especial de verão são contabilizadas no IRA.

ATUALIZAÇÃO #2: A oferta completa das disciplinas em todos os campi já está disponível no MatriculaWeb!

Publicado em DCE Explica
43 comentários sobre “Tudo sobre os Cursos de Verão 2012
  1. Adorei esse post. Essencial para quem não tem tempo de ir de departamento em departamento para conferir antecipadamente as matérias do verão.
    Ainda não decidi qual vou fazer, alguma dica?

  2. Kadu Freire disse:

    Pode pegar o mesmo número de créditos que um semestre normal? É isso mesmo, Arnaldo?

  3. Cynthia disse:

    Se não me engano (creio que não), o máximo de créditos é 8. Seria impossível, dependendo do curso, fazer o mesmo tanto que o permitido pelo curso. São ofertadas disciplinas nos períodos da manhã de da tarde, logo, o máximo que você conseguiria fazer são 4 matérias, mas ainda sim, existe esse limite.

  4. Ian disse:

    Kadu e Cynthia, aparentemente, essa regra mudou: há uma observação ao final da página do calendário oficial.

  5. Cynthia disse:

    Não tinha visto a observação. É bom poder fazer mais de 8 créditos, mas ainda sim, acho quase impossível fazer mais do que 12, por exemplo. Haja disposição, também!

  6. Cynthia disse:

    Importante acrescentar que a prioridade de matrícula no verão é a mesma de qualquer outro período de matrícula durante um semestre normal (se a disciplina é obrigatória, optativa ou módulo livre, % de créditos pra formar e se a pessoa já teve ou não SR). Disciplinas de 4 créditos são cursadas todos os dias, de 2ª a 6ª, e as de 2 são dia sim, dia não. Dependendo do professor ou professora e da concordância dos/as estudantes, as disciplinas de 2 créditos também podem ser corridas, terminando mais cedo (mas isso é geralmente sugerido na primeira ou segunda aula, dependendo do/a professor/a)

  7. Cynthia disse:

    Em relação às de 6 créditos ou mais, eu não sei como é.

  8. Cynthia disse:

    Algumas disciplinas da Letras (IL): TEL (teoria literária e literaturas)- Tópicos atuais em literatura e Literatura Norte-americana I. O LET (responsável pelas línguas estrangeiras e tradução) não irá ofertar disciplinas no verão. O LIP (departamento de linguística, português e línguas clássicas) irá definir a oferta amanhã.

  9. Cynthia, essencial a sua colaboração! Obrigada! ; *

  10. Ian, atualize por favor:

    IREL: Intro Estu Rel Internacionais (mais conhecido como IERI), com a Professora Iara Costa Leite

    O IPOL não vai oferecer nenhuma disciplina. #VergonhaAlheia

  11. Parabéns para o pessoal da ADM, nó 7 matérias!

    ADM: Metodologia Científica Aplicada, Finanças 1, Administração de Marketing, Fundamentos da Administração Pública, Gestão da Inovação, Análise de Decisões 1 e Cálculo Financeiro

  12. Cynthia disse:

    Teoria Literária e Literaturas (TEL) é o nome do departamento, não é disciplina :P

    Tem outras disciplinas do IL que foram divulgadas hoje: LIBRAS – Básico, LIBRAS – Intermediário, Introdução à Semântica e Latim 1

  13. FD: Estágio 5 (Prof. Valcir Gassen), Responsabilidade Civil (Prof. Viegas de Lima) e Direito Processual Civil 3 (Profa. Daniela Marques de Moraes)

  14. Lista de Oferta do 1º/2012 do curso de Ciência Política. (Segundo o IPOL essa lista pode sofrer alguma alteração)

    http://db.tt/Xyq3V0Zu

  15. Avatar of Fava Fava disse:

    Boa tarde!
    Será possível que a FEF não vai dar Prática Desportiva no verão?
    Sobre as matérias ofertadas, a secretaria da Civil vai ofertar Projeto Final 1(falar individualmente com cada professor do departamento, uns viajam e outros não; recomenda-se ver as teses de mestrado e doutorado já feitas no site da ft-civil, é basicamente a mesma oferta de tópicos pra projeto.)
    Abc!

  16. Avatar of luisa luisa disse:

    O Instituto de Psicologia vai ofertar as seguintes disciplinas: Psicologia Social 2 (2a a 6a de 9h às 12h), Tópicos Especiais em Psicoterapia (2as e 4as de 8h às 12h & 6as de 8h às 10h), Intervenção em crise (2a, 3a e 4a de 9h às 12h & 5a de 9h às 10h), Introdução à Psicologia (Turma A: 2a a 6a de 14h às 15h40min / Turma B: 2a a 6a de 10h às 11h40min), Psicologia e Enfermagem (2a e 4a de 9h às 12h & 6a de 8h às 12h)

  17. UnB Idiomas

    Curso de Verão: curso intensivo, que equivale a um semestre. As aulas são realizadas todos os dias, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: vespertino – 12h às 14h; e noturno – 18h às 20h (ver grade de ofertas a ser disponibilizada no momento da matrícula).

    Os idiomas ofertados, em vários níveis, serão os seguintes: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês e Mandarim.

    Período de aulas para os idiomas Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano: 16 de janeiro a 15 de fevereiro de 2012.

    Período de aulas para os idiomas Japonês e Mandarim: 09 de janeiro a 17 de fevereiro de 2012.

    Matrículas no site: http://www.unbidiomas.unb.br ou no Posto Avançado do UnB.

    Idiomas: – ICC Ala Sul – sala CSS72 (subsolo) / Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte – 70910-930 Brasília – DF / Fones: 3107-7223 e 3107-7224.

    No momento da inscrição você terá acesso à lista de oferta completa do idioma/nível pretendido.

    Período de inscrição: 01 de dezembro de 2011 a 08 de janeiro de 2012, até 23h59m (pela internet).

    Os valores permanecem os mesmos das matriculas relativas ao 2º semestre de 2011, sendo as seguintes as formas de pagamento: em parcela única ou em duas parcelas.

    *** Pagamento antecipado (ato da matrícula), em única parcela : R$ 295,00, tanto para a Comunidade da UnB, quanto para a comunidade externa.

    Como de praxe, informamos que para a oferta de Verão não existe período de renovação de matrícula, assim como também não serão aceitos os pedidos de mudança de turma.

    Caso alguma turma / nível /idioma não alcance o número mínimo de alunos necessário à sua efetivação, o UnB Idiomas se reserva o direito de proceder ao cancelamento da turma. O aluno matriculado numa turma que venha a ser cancelada terá as seguintes opções: a) poderá optar pelo seu remanejamento para outra turma/nível do mesmo idioma; b) na inexistência de outra turma do mesmo nível e idioma, poderá optar pela inscrição em outro idioma, observados os valores cobrados; c) aceitar o cancelamento de sua inscrição. Uma vez cancelada a turma e não havendo interesse por parte do aluno pelas opções apresentadas, este fará jus à restituição integral do pagamento efetuado.

  18. Galera, sou da UFPB e gostaria de saber se esses cursos de verão, em especial a IREL, permitem a participação de alunos de outras universidades.

    • @renatoramalho Para “admissão” do Aluno Especial (ingresso de aluno interessado em cursar disciplinas isoladas, sem constituir vínculo com qualquer curso de graduação da Instituição) a UnB estabeleceu regras, dentre elas:

      - O requerimento de matrícula em disciplinas ficará condicionado à existência de vaga, decorrido o processo de matrícula dos alunos regulares.
      - O aluno especial poderá obter matrícula em disciplinas restritas somente após a concordância expressa do colegiado departamental.
      - A solicitação de admissão é de periodicidade semestral.

      Desta forma, não é previsto o ingresso de aluno especial no período letivo extraordinário, denominado Curso de Verão.

      Todavia, você pode ir às aulas como Observador, caso o professor(a) da disciplina autorize. Mas você não poderá fazer provas e nem obter declaração comprobatória de ter cursado a disciplina.

      Para maiores informações leia o manual “Instruções gerais-Graduação” disponível em: http://www.unb.br/estude_na_unb/formas_de_admissao/aluno_especial

      Obrigada pela visita ao site e interesse em cursar disciplina na nossa querida UnB!

  19. Ai, galera. Alguém sabe se dá pra pegar matemática 1 sendo que eu já fiz cálculo 1? Acho que dá equivalência de créditos mas nunca tive certeza.

  20. O LET não ofertou nenhuma disciplina?

  21. @CynthiaFunchal,

    Terá alguma disciplina de educação noturno?

    Obrigado

  22. Add aí que o departamento de Ciências Contábeis e atuariais vai ofertar: Ética Profissional em Ciências Contábeis e Metodologia da Pesquisa em Ciências Contábeis

  23. Não há nada sobre as matérias que serão ofertadas pela FCI (Faculdade de Ciência da Informação)?

    Na Biblioteconomia serão ofertadas, segundo o professor-coordenador Marcílio de Brito, as seguintes matérias:

    - [182028] História do Livro e das Bibliotecas.
    Turma: A (8h-9h50). Professor(a): Greyciane;

    - [182389] Documentação.
    Turma: A (10h-11h50). Professor(a): Kelley;

    - [182885] Monografia.
    Turma: D (16h-17h50). Professor(a): Ilza Lopes;

    - [182044] Seminário em Biblioteconomia: Periódicos Científicos Brasileiros
    Turma: A (10h-11h50). Professor: Jayme Leiro;

    - [182044] Seminário em Biblioteconomia: Gestão de projetos em CI
    Turma: B (10h-11h50). Professor(a): Mônica Peres;

  24. Código Denominação Ementa
    181196 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
    181064 ANÁLISE DE DECISÕES 1
    186201 CALCULO FINANCEIRO
    181145 FINANÇAS 1
    200794 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    186066 GESTÃO DA INOVAÇÃO
    186236 METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA

  25. Código Denominação Ementa
    125601 TECNICAS EM BIOLOGIA ESTRUTURAL

  26. Código Denominação Ementa
    116785 PROGRAMACAO ORIENTADA A OBJETOS

  27. Código Denominação Ementa
    132144 CONTABILIDADE NACIONAL
    132381 ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
    132039 FORMACAO ECONOMICA DO BRASIL
    132012 INTRODUÇÃO A ECONOMIA
    132870 MACROECONOMIA 2

  28. A inscrição pode ser feita de modo presencial, no campus?

  29. ************ @@@ @@@ ********************* @@@ @@@ ******************** @@@

    Galera, vejam o Tutorial Matrícula Web que as Lindas e Lindos do CAREL fizeram:

    http://carel-unb.blogspot.com/2011/08/tutorial-matricula-web.html

  30. Sucessoooo!

    Chegando a 1000 “curtidas”!

Deixe uma resposta

Links Interessantes
Sobre

DCE UnB Honestino Guimarães

Gestão Aliança pela Liberdade

Contato © 2012